buscape

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Desenhos

Triciclos geralmente seguem um dos três formatos a seguir:

Triciclo utilizado geralmente por frequentadores de Moto clubes.
  • vertical, lembra um veículo de duas rodas (quadro diamante) mas com duas rodas na parte traseira e o condutor montado no quadro. A direção é feita através de um guidão conectado diretamente à roda da frente, como em uma bicicleta.
  • delta, é similar a um vertical, com duas rodas atrás e uma na frente, mas com formato reclinado. Em seu formato comum, uma ou as duas rodas traseiras podem ser tracionadas, enquanto a dianteira é utilizada para controlar a direção do veículo. A direção pode ser feita por um sistema articulado, com alavancas de direção debaixo do assento, ou diretamente na roda dianteira com um guidão;
Um triciclo infantil.
  • reverso (girino), um formato reclinado com duas rodas guiáveis na frente e uma tracionada atrás. Raramente (por causa do risco de tombar o veículo em movimento), as rodas dianteiras podem ser tracionadas enquanto a traseira é guiada. A direção pode ser através de um sistema articulado e uma haste fixada ao eixo, ou com duas alavancas de direção, cada uma conectada a um tubo de direção (geralmente através de um movimento de direção de bicicleta, com as alavancas agindo como suportes de guidão) e uma haste de fixação entre as abraçadeiras do eixo.
Protótipo em formato delta desenvolvido no Brasil.

O triciclo reverso, que está se tornando rapidamente o modelo mais popular, é utilizado com frequência por ex-ciclistas de meia idade que estão cansados das dores associadas às bicicletas comuns. Com seu centro de gravidade extremamente baixo, formato aerodinâmico e leveza (para triciclos), os reversos são considerados os triciclos com melhor desempenho.

Nem todos os triciclos se enquadram em uma dessas três classes. Alguns triciclos antigos a pedal, por exemplo, utilizavam duas rodas alinhadas de um lado e uma roda maior guiável do outro. Outro formato é um veículo com três rodas alinhadas, com duas rodas guiáveis: uma na frente e outra no meio ou atrás. Não é incomum para triciclos ter rodas traseiras e dianteiras de tamanhos diferentes. Outro formato, ainda, criado por Scott Thomas Post, chamava atenção pelo fato de todas as três rodas serem de tamanhos diferentes. A troca de marchas daria ou tiraria força a cada roda, resultando em diferentes relações de esforço.


Utilização

Os adultos podem achar os triciclos verticais difíceis de pedalar por causa da familiaridade com o contraesterço necessário para equilibrar a bicicleta. A variação na inclinação da estrada é a principal dificuldade a ser superada após o domínio das técnicas básicas no manuseio de triciclos. Os triciclos reclinados são menos afetados pela inclinação e, dependendo da largura da estrada e a posição do ciclista, são capazes de fazer curvas muito rápidas. Alguns triciclos são projetados para se inclinarem nas curvas tanto quanto uma bicicleta, e isso também os tornam mais confortáveis em estradas inclinadas. São chamados de triciclos articulados.

A história do triciclo.


TRIKERS –

Este artigo foi desenvolvido por Toni Caputo especialmente para o site www.trikers.com.br.
É livre sua reprodução contanto que seu conteúdo, indicação de sua autoria e referências para os sites originais sejam mantidos inalterados. Entre em contato concosco através do nosso email contato@trikers.com.br para mais informações.


O que é um triciclo?

O triciclo como conhecemos hoje em dia trata-se de um veículo de três rodas, sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel. Além deste veículo, a palavra triciclo também representa um brinquedo infantil de três rodas, uma variação da bicicleta movida por propulsão humana e também um veículo aéreo do tipo ultra-leve. Vale ressaltar que motocicletas com side-car e automóveis de três rodas não são considerados triciclos.
A palavra triciclo vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado de 1828, referente a uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. O termo americano Trike está em uso desde 1883.

Primórdios

Os primeiros protótipos de automóveis eram na verdade triciclos à vapor. O Fardier de Cugnot e o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados:

FARDIER (1771)

Nicolas Joseph Cugnot, um engenheiro militar desenvolveu este triciclo à vapor, que chegava a 4 Km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente da história do automobilismo, quando testando sua invenção veio a colidir com a parede do quartel onde trabalhava. O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.



LONDON STEAM CARRIAGE (1803)

Desenvolvido por Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, este triciclo é basicamente uma carruagem movida à vapor. O veículo chegava aos 13 km/h e não utilizava tração animal.


Seguidores