buscape

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A história do triciclo.


TRIKERS –

Este artigo foi desenvolvido por Toni Caputo especialmente para o site www.trikers.com.br.
É livre sua reprodução contanto que seu conteúdo, indicação de sua autoria e referências para os sites originais sejam mantidos inalterados. Entre em contato concosco através do nosso email contato@trikers.com.br para mais informações.


O que é um triciclo?

O triciclo como conhecemos hoje em dia trata-se de um veículo de três rodas, sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel. Além deste veículo, a palavra triciclo também representa um brinquedo infantil de três rodas, uma variação da bicicleta movida por propulsão humana e também um veículo aéreo do tipo ultra-leve. Vale ressaltar que motocicletas com side-car e automóveis de três rodas não são considerados triciclos.
A palavra triciclo vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado de 1828, referente a uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. O termo americano Trike está em uso desde 1883.

Primórdios

Os primeiros protótipos de automóveis eram na verdade triciclos à vapor. O Fardier de Cugnot e o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados:

FARDIER (1771)

Nicolas Joseph Cugnot, um engenheiro militar desenvolveu este triciclo à vapor, que chegava a 4 Km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente da história do automobilismo, quando testando sua invenção veio a colidir com a parede do quartel onde trabalhava. O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.



LONDON STEAM CARRIAGE (1803)

Desenvolvido por Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, este triciclo é basicamente uma carruagem movida à vapor. O veículo chegava aos 13 km/h e não utilizava tração animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores